Operador do Direito: 6 habilidades que você deveria ter

Compartilhe

Operador do direito, as habilidades que você precisa para alavancar sua carreira jurídica são algo que você pode trabalhar e desenvolver ao longo do tempo. Já diz o velho ditado: a prática leva à perfeição. Pois bem, listamos 6 qualidades que todo estudante e profissionais do direito deveria ter. Essas habilidades servem muito bem se você é um estudante e quer ter sucesso na sua futura profissão ou é um profissional e quer melhorar seu desempenho.

1) Comunicação

Advogado, Promotor, Juiz, Delegado, estagiário, não importa o que você seja. Você deve ter boas habilidades de comunicação escrita e falada, além de ser um bom ouvinte.  É essencial a todo operador do direito. Imagine discutir convincentemente na sala da audiências, ante um júri, seu cliente ou apresentando um seminário. Você percebe que as habilidades de comunicação e fala devem ser sempre aprimoradas. A boa notícias é que podem ser desenvolvidas durante seus estudos. O futuro ou atual profissional do Direito deve escrever e falar de forma clara, precisa, persuasiva e concisa.

2) Julgamento

Não, não é julgar ninguém “extrajudicialmente”, porque ninguém é tão perfeito que deva ou possa julgar alguém.

É a capacidade de tirar conclusões razoáveis ​​ou lógicas de informações limitadas. Todo operador do direito deve ser capaz de antecipar possíveis áreas de fraqueza em seu argumento que deve ser fortificada.

Da mesma forma, você deve ser capaz de detectar pontos de fraqueza em um argumento contrário. Haverá um monte de decisões de julgamento importantes para fazer e pouco tempo para saber se é boa ou não.


Veja também:

10 filmes e documentários que todo profissional e estudante de Direito deveria assistir #1

 


3) Ser um pesquisador

Um bom operador do direito deve ser capaz de pesquisar de forma rápida e eficaz é essencial. Seja compreensão de seus clientes, suas necessidades ou para a preparação de estratégias legais, buscar o argumento ou resposta necessária em tempo hábil pode ser determinante para seu sucesso.

4) Competência analítica

Você deve ter as habilidades de avaliação, a fim de escolher qual é o mais adequado.

Tanto o estudo como a prática da lei envolvem a absorção de grande quantidade de informação. Portanto, saber destilá-la em algo manejável e lógico é essencial. Às vezes, haverá mais de uma conclusão razoável, ou mais de uma interpretação aplicável para resolver uma situação. Cabe a você saber qual o melhor.

5) Habilidade com pessoas

Direto não é uma prática abstrata. A prática forense é com  pessoas, em nome de pessoas, e com decisões que fazem efeito na vida de pessoas.

6) Perseverança

Antes mesmo de você terminar a graduação, ao estudar, você já está com uma grande dose de perseverança e compromisso.

Ao se deparar com um desafio, você deve ter a perseverança para completar o trabalho para levá-lo a um fim bem sucedido.

Eduardo de Carvalho

Graduando em Direito pela Universidade Regional do Cariri - URCA. CEO do Jurisdicional.com.
 

Comments

comments

COMMENTS

Deixe uma resposta