20 dicas para melhorar memória e estudar melhor

Compartilhe

Estudar para uma prova não é uma tarefa fácil. São tantas informações que é normal esquecermos algumas coisas que podem ser cruciais no resultado final. Por isso, neste post daremos algumas dicas para ajudar seu cérebro a lembrar informações mais rápidas e fáceis e, em última instância, ajudá-lo a fazer melhor em seus exames.

1. Caminhe 

Está provado que o exercício pode aumentar sua memória e seu poder cerebral. Pesquisa conduzida pelo Dr. Chuck Hillman da Universidade de Illinois fornece evidências de que cerca de 20 minutos de exercício antes de um exame podem melhorar o desempenho.

Estudar hacks para exames
Continua após a publicidade



2. Fale alto em vez de simplesmente ler

Embora isso possa fazer você parecer um pouco louco, dê uma chance! Você ficará surpreso quanto mais você pode lembrar quando disse isso em voz alta. Aviso : Não tente isso em uma biblioteca lotada!

3. Recompensa com um deleite

Existem muitas maneiras de integrar um sistema de recompensa em seus hábitos para que você aprenda a estudar para exames de forma mais eficiente. Aqui está uma maneira simples de motivar-se a estudar com Gummy Bears:

Sistema de recompensa de Hacks de estudo

4. Ensine o que você aprendeu

A melhor maneira de testar se você realmente entende algo é tentar ensiná-lo a outra pessoa.

 

5. Crie Associações Mentais

A capacidade de fazer conexões não é apenas uma maneira mais fácil de lembrar informações, mas é o combustível da criatividade e da inteligência . Steve Jobs disse que “a criatividade está apenas conectando coisas. Quando você pergunta às pessoas criativas como fizeram algo, eles se sentem um pouco culpados porque eles realmente não fizeram isso, eles apenas viram algo “.

Mapas mentais são uma maneira fácil de conectar idéias criando uma visão geral visual de diferentes conexões.

Estudar Hacks: criar associações mentais

6. Desenhe diagramas 

Os diagramas de desenho o ajudarão a visualizar informações que seriam difíceis de descrever. Isso cria uma memória visual em sua mente que pode ser lembrada em um exame.

7. Times New Roman é a fonte mais rápida para ler

Simplificando – existe uma razão pela qual o Times New Roman é a fonte padrão na maioria das aplicações!

8. Use aplicativos para bloquear sites de distração

O aplicativo SelfControl ajuda você a evitar distrações bloqueando sites por um certo período de tempo.

Estudar Hacks: Apps para estudantes
Continua após a publicidade



9. Assista a um documentário sobre o tema

Os documentários são uma maneira divertida de compactar toda uma história em um curto período de tempo. Isso irá ajudá-lo a lembrar os detalhes-chave de uma história e você pode até obter crédito extra por mencionar que você tomou a iniciativa e assistiu um filme sobre o assunto!

Confira 10 filmes e documentários que todo profissional e estudante de Direito deveria assistir.

10. Pesquisar no Google Like a Pro

Economize tempo ao pesquisar fontes on-line dominando o maior mecanismo de busca do mundo: o Google. Siga as dicas desta imagem para encontrar o que você precisa na ponta dos dedos:

Hacks de estudo: procure o Google Like a Pro

11. Criar cartões de memória para o Buzz de memória rápida

Teste rapidamente seu conhecimento de conceitos-chave, definições, citações e fórmulas com flashcards. Se você acabou de estudar uma coisa, copie as palavras-chave num cartão e cole-o em algum canto que você possa ver. Sempre que você o ver, relembrará do conteúdo.

12. Faça pausas de estudo regulares

Quando seu cérebro está funcionando, você precisa fazer pausas de estudo regulares para ajudar seu cérebro a absorver mais informações, mas também para mantê-lo motivado e focado quando você está trabalhando. Faça uma pequena pausa após 45-50 minutos de estudo, pois seu foco e concentração ficarão prejudicados após esse período, qualquer coisa nova após 1 hora e 30 minutos não será assimilada.

13. Ouvir o tipo correto de música

Escutar música clássica enquanto estuda pode aumentar sua concentração, além de ativar genes associados ao cérebro.

14. Faça o seu espaço de estudo portátil

Podemos ser criaturas de hábito com assentos favoritos na biblioteca, mas a retenção de informação realmente melhora quando você varia os lugares onde você estuda.

15. Prática, prática, prática …

Resolver questões, praticar exemplos de respostas para perguntas anteriores do exame pode ajudar a treinar seu cérebro para recuperar informações.

16. Não fique acordado durante toda a noite antes de um exame

Certifique-se de descansar adequadamente as noites que antecedem os exames. Quando você dorme, seu cérebro assimila a informação que aprendeu ao estudar, então, a boa noite de sono ajudará você a se lembrar das informações que você estudou.

17. Descubra novas formas de aprender

Tentar novos métodos de estudo pode ajudá-lo a encontrar o que realmente funciona para você. Veja aqui Canais do YouTube que Operadores do Direito precisam conhecer.

18. Use Perfumes ou goma de mascar para ativar sua memória

Isso pode parecer um pouco estranho, mas a pulverização de um cheiro desconhecido enquanto você está estudando é um dos métodos de estudo que podem ajudar a fomentar sua memória quando você pulverizar novamente antes de uma prova. Mastigar um estranho tipo de chiclete funcionará da mesma maneira.

19. Estudar em um grupo

Estudar em um grupo pode ajudá-lo a colecionar novos insights para aprimorar sua experiência de aprendizagem.

20. Medite

A meditação é um dos métodos de estudo que podem ajudar os alunos a se concentrarem ao estudar. Não só a meditação ajudará você a se concentrar ao estudar, mas ajudará a reduzir o estresse, pois melhora a saúde mental e física.

 

 

Eduardo de Carvalho

Graduando em Direito pela Universidade Regional do Cariri - URCA. CEO do Jurisdicional.com.
 

Comments

comments

Deixe uma resposta